segunda-feira, 16 de julho de 2012

Batismo #




Nossos pais nos deram a vida natural do corpo, mas Deus nos dá a alma e nos destina, além disso,uma vida sobrenatural; nascemos privados dela pelo pecado original, herdado de Adão.
O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar.
Segundo o plano de amor do Senhor, o batismo é necessário para a salvação.
O que é o batismo?
É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus.
Por que o batismo é o primeiro dos sacramentos?
É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.
Que efeitos produz o batismo?
Os efeitos que o batismo produz são: perdoa o pecado original, e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nos dá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja.
O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz "membros do Corpo de Cristo" (conf. I Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.


Padrinhos *
 
Os padrinhos geralmente são escolhidos por serem pessoas queridas pela família. Mas só isso não basta. Ao aceitar o convite para batizar um bebê os padrinhos assumem, junto com os pais, a responsabilidade pela educação religiosa da criança. Quando falamos em “padrinho” e “madrinha ou “compadre” e “comadre” estamos especificando a pessoa que estará junta “com o pai” e “com a mãe”.
Por isso é importante que eles sejam cristãos praticantes, mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão. Quando os padrinhos são presentes e participam da vida do afilhado ambos ganham, a criança, que se sente amada e valorizada e os padrinhos, que tem a chance de vivenciar as descobertas puras e genuínas da infância.





Um comentário:

  1. Olá... obrigada pela visita e por me seguir!
    Vim retribuir a visita e estou te seguindo também!!!
    Bom, essa coisa de deixar o blog com minha cara, foi uma luta, porque tive que ir fuçando pra aprender a mexer! Aos poucos vc pega o jeito!!!
    Beijos em vcs duas!!!

    ResponderExcluir