quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Roséola!? :O que é isso"?

-
Olá , bem Gente ando bem afastada daqui mais é porque ultimamente o tempo não vem contribuindo muito para algumas coisas, enfim vim aqui hoje pra contar um pouco do que anda rolando nos dias de Dandara que de quinta feira 14 até o dia hoje estão meios agitados =/ Enfim tudo começou com uma bendita vacina a - vacina de 1 ano e 3 meses e reforço da DPT (difteria, tétano e coqueluche), da poliomielite e da meningocócica , até ai Ok , ai foi quanto a enfermeira do posto de saúde me informou que ela teria febre e seria normal medica-se que depois passaria , beleza fiz tudo como ela me pediu dai então a febre durou 3*4* 5 dias iria levar ao pronto socorro so que os dentinhos estão nascendo  enfim, só que hoje pela manha ela amanheceu super vermelha dai então minha mãe me ligou pedindo que vinhe-se pra casa pois achava que ela estava com CATAPORA ou SARAMPO pois estava toda vermelhinha' Levei ela ao IMIP , foi ai que a médica disse que não era nenhum dos dois e muito menos reação a vacina e sim Roséola?! eu na hora fiquei meia assim pensando que era mal vontade e que ela não queria ver direito Dandara mais não ele teve alto e vinhemos pra casa assim que cheguei fui procurar me informa dai descobri que realmente existe e não '' É NADA DEMAIS '' é um vírus e acontece quando a criança tem 3 a 5 dias de febre'


Meu filho estava com febre, e agora a pele ficou manchada. Será roséola?

Pode ser. A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância mas que deixam os pais malucos de preocupação. Ela começa com uma febre bem alta, sem explicação, e atinge principalmente crianças entre 6 meses e 6 anos, predominando nas menores de 2 anos. 

A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias. 

Quais são os sintomas?

A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir: 

 febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio • além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarreia, falta de apetite e de energia 
• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias. 

Preciso procurar o médico?

Como precaução, é melhor conversar com o pediatra. A maioria dos médicos prefere ser avisada de uma febre tão alta em uma criança de menos de 2 anos. O médico deve orientá-la a observar a criança e prestar atenção para ver se a erupção aparece depois de alguns dias. Se a febre persistir por mais de três dias ou a erupção for diferente da descrita, é melhor levar a criança de volta ao médico. 

Qual é o tratamento?

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas. 

Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha. 

Pode haver alguma complicação da roséola?

A febre alta provocada pela roséola às vezes pode causar uma convulsão febril, que pode ser assustadora, embora na maioria dos casos não traga nenhuma consequência à saúde da criança. Em situações muito raras, o estágio febril da doença pode levar à meningite ou, mais raramente ainda, à encefalite (inflamação do cérebro). 

Mas, durante a fase febril, ainda não dá para saber se se trata de roséola, porque a erupção só surge depois. Isso quer dizer que seu filho estará sob observação por causa da febre alta, e qualquer sintoma preocupante (letargia, confusão mental ou qualquer coisa que assuste você) deve ser comunicado ao médico. 
Mais até então é so assim que esta - estou de coaração partido mais não arde não coça ... =/
Espero que minha Pretinha fique bem logo (yn)

Sem Mais Gente :*

2 comentários:

  1. Melhoras para a sua pequena. Não conheço coisa pior que ver nossos filhos doentinhos!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi amada, cheguei ao seu blog por acaso e adorei seu cantinho, pena ter chego num post assim, porque é horrível ver filho doente né? Estimo melhoras para sua princesa, logo logo ela estará a todo vapor novamente :)

    ResponderExcluir