quinta-feira, 18 de abril de 2013

Hora de Dizer NÃO'

-
Olá ! resolvi hoje falar hoje dessa palavrinha tão bem FALADA por nós Mamaes o famoso NÃO'

Minha pequena já esta com 1 anos e 5 meses e que por sinal muito sapeca cada dia mais linda e cheia de novidades , é ai que ja vai aparecendo bem mais um pouco da sua personalidade ela é do tipo que quer tudo do jeito dela na hora dela e é ai que entra o NÃO ... Por esses dias estava brincando com ela , dançando fazendo a maior bagunça foi quando ela resolver querer brincar com o controle da televisão , daí não deixei ela por sua vez bateu de frente e foi pegar eu pow tirei de um lugar eu pus em outro mais alto ela colocou a cadeira e quando viu que era alto e não conseguia pegar , começou a chorar gritar a chamar atenção de quem estava por perto e todos se matia firme na posição pois disse que não era pra ela pegar - Ela como não é besta recorreu a avó , a bisa , e até que chegou no ponto X A TIA (minha irmã que se pudesse fazia todos o gosto de vontades dela) chegou na tia com todo dengo do mundo , fazendo biquinho , choramingando , dizendo que Mamy não quer da biqedo :O Antes bem antes minha irmã sempre cedia as vontades da Senhorita Dandara mais não pode , não é legal foi ai que falei com ela mesmo ela não gostando ficando de cara feia resolver me escultar( Ela tem que entender que por mais que ela ame minha filha tem que me ajudar e não atrapalhar , NÃO É NÃO é de pequeno que se faz o GRANDE assim dizem os mais velhos)Não vou negar ja cedi muitas e muitas vezes aos chorinhos e biquinhos lindos que ela fazia só que agora ela ja esta mais espertinha e querendo ou não ja sabe o ponto fraco de cada um em relação a ela (Tipo com essa pessoa posso ou não posso fazer, tem varias SITUAÇÕES dela mais prometi resumir ) Foi ai que resolvi pesquisar mais sobre esse assunto e postar aqui pra voces :)




Birra: a hora de dizer não para a criança'

Não é fácil lidar com os escândalos das crianças, mas os especialistas garantem: pais que sabem dizer não e sustentam essa posição têm mais chances de ajudar os filhos.
Tudo começa com um chorinho quando o bebê não consegue satisfazer seus desejos – subir na mesa, pegar o controle remoto, não devolver o brinquedo do irmãzinho. Mas o primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar.
 Gritar e perder o controle só reforça esse tipo de comportamento da criança, que entende a sua reação como parecida com a dela. Quando o pequeno percebe que conseguiu tirá-la do controle e chamou a sua atenção, desconfia que você acabará cedendo, especialmente se estiverem em público. E, aí, salve-se quem puder.
 Segundo a psicanalista infantil e familiar Anne Lise Scappaticci, de São Paulo, desde muito cedo as crianças aprendem a arte da manipulação. “Da mesma maneira que sabem que agradam quando são boazinhas, percebem que podem usar a birra para conseguir o que desejam”, diz.
 A teima faz parte do comportamento infantil, como uma tentativa de a criança demonstrar certa independência e expressar suas vontades. E aparece por volta de 1 ano e meio de idade.
 Quando a criança tenta conseguir o que quer através de showzinhos, a dica é dar um pouco de atenção, sem estender a bronca por horas. Você pode dizer que esse “não” é o jeito de conseguir o que ela quer e por causa disso não vai ter mesmo. E não fique assistindo ao espetáculo, a menos que a criança esteja se debatendo e corra o risco de se machucar.
 “Nesses casos, aconselho a abraçá-la e ir conversando até ela se acalmar”, afirma Anne Lise. Se o incidente ocorreu numa festa de aniversário, por exemplo, assim que cessar, volte para casa. Depois de um escândalo como esse, a criança não pode ser recompensada com diversão.
 Segundo Vera Iaconelli, psicanalista e coordenadora do Gerar – Instituto de Psicologia Perinantal, se o ataque for muito intenso e você estiver no shopping ou no parque, vale levá-la até o carro para se acalmar e, se for o caso, nem retornar. O problema é acabar com o programa dos irmãos ou da família toda. O ideal é tirá-la do local e mostrar que a birra não levará a nada, que você não mudará de ideia.“Quando os pais aprendem a lidar com o filho, as birras diminuem. Depois de uma ou duas vezes, ele aprende que a teimosia não adianta e para de insistir. Se isso não acontece, é porque a criança descobriu que fazer cena funciona e ela sempre ganha a parada”, diz Vera.
 A maneira de lidar com esses conflitos é decisiva. “Os pais precisam ser firmes, mesmo que o filho chore e fique com raiva deles. Se cedem a cada vez que ele fica desapontado, acabam criando uma pessoa que não suporta a frustração, tem dificuldades de relacionamento e fica malvista pelos amigos, que muitas vezes se afastam”,“Alguns pais têm tanto pavor da birra que negam tudo, vetando qualquer chance de o filho se revoltar e descobrir por si só o que quer. O equilíbrio está em selecionar o não para coisas realmente importantes, como morder e bater nos outros ou nos objetos, colocar o dedo na tomada, atravessar a rua sem dar a mão.”
 Se seu filho sempre se comporta como um birrento, atenção! “Apesar de ser frequente no universo infantil, o padrão indica um problema mais sério. É hora de procurar ajuda de um especialista. Do contrário, a birra fará a criança se fechar em uma ideia fixa, sem enxergar outras possibilidades”, 

Bem Gente , Esse foi um dons Pontos que mais me chamou atenção nessa reportagem caso Gostaram é só acessar o link da Postagem e ler que tem bem mais informações. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO :D





2 comentários:

  1. Oi Natalia, vim agradecer o carinho na minha postgem.

    beijos

    www.meparasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália obrigada por me visitar e deixar um recadinho tão carinhoso aproveito pra te convidar a participar do sorteio que está rolando por lá.
    Entre no link http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/04/sorteio-de-um-relogio.html
    Bju

    ResponderExcluir